22 jan

Volta às aulas, de olho na biblioteca

 

Acabam-se as férias, fecha-se um ciclo e uma nova etapa começa. É a hora em que pais e responsáveis são convidados a conhecer o planejamento pedagógico anual da escola, as instalações dos prédios e outros aspectos dessa pequena comunidade em que seus filhos darão os primeiros passos para o contato social para além do quintal de casa. É neste ambiente que crianças e jovens estabelecerão relações de aprendizagem, junto aos professores, por pelo menos 200 dias ao longo do ano. Portanto, trocar ideias sobre formas de melhorar o espaço, o uso dos recursos disponíveis e as formas das relações de aprendizagem é essencial – e se isso acontece desde o começo, melhor.

 
Ao avaliar o estado de conservação da escola como um todo, vale a pena demorar um pouco mais na biblioteca. É na biblioteca escolar que os alunos aprendem o caminho para as bibliotecas públicas e particulares como escolas permanentes, depois dos Ensinos Fundamental e Médio, para toda a vida. Toda a relação de aprendizagem entre professores e alunos é mediada pela integração entre escola e biblioteca, onde ler enriquece e assegura os vínculos.
 
Visite a biblioteca da escola acompanhado do seu filho. Observem se o ambiente é confortável, silencioso, bem iluminado e a diversidade do acervo. Sempre dialogando, descubra a frequência com que os alunos visitam esse espaço e se as visitas são incentivadas pelos professores e se estão inseridas no planejamento escolar. Uma biblioteca completa, com estrutura e acervo de qualidade, não é luxo nem acessório, é um direito inalienável dos alunos. Tanto que, em 2010, foi aprovada a lei 12.244/10 que determina a implantação de bibliotecas em todas as instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, até 2020. Como no Brasil existem leis que “pegam” e leis que não “pegam”, a participação dos pais e responsáveis é fundamental para que tenhamos esse direito garantido.
 
Abaixo, disponibilizamos detalhes sobre como apoiar essa iniciativa e o que devemos observar em se tratando de bibliotecas escolares. Para ler, clique nas palavras em destaque.
 
 
Imagens: Christian Faur
 
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
 
Texto: Reni Adriano

 

 

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