01 jun
Semear conhecimento sobre gestão de biblioteca!
Com objetivo de apoiar a formação de indivíduos e a difusão do conhecimento, uma das etapas do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo é a capacitação gratuita de cerca de 40 pessoas do município que receberá a nova unidade em cursos sobre gestão de biblioteca e promoção de leitura.
Com investimento da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e apoio da Prefeitura de Marília, estamos implantando uma nova biblioteca aberta à comunidade na cidade, localizada no interior de São Paulo. Em maio, avançamos em mais uma etapa dessa iniciativa e realizamos o curso de Auxiliar de Biblioteca.
Ministrado por profissionais da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), responsável pela execução técnica do projeto, o curso tem como objetivo capacitar os participantes para desenvolver atividades organizacionais e funcionais da biblioteca, apresentar noções básicas de biblioteconomia e tratamento técnico dos livros, além de orientar os profissionais para o atendimento personalizado aos usuários e debater a função social da biblioteca.
Participaram do treinamento, com duração total de 32 horas, cerca de 30 pessoas, incluindo professores do município, representantes da comunidade e do Poder Público. Dois cursistas serão destacados para trabalhar na nova Biblioteca Comunitária,que tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2017.
A professora Alessandra Favero de Campos, participou do mesmo curso, ministrado recentemente em Bebedouro (SP), onde também será implantada uma Biblioteca Comunitária, e contou como foi a experiência. Confira, abaixo, a entrevista:
Ecofuturo: Como soube do curso e por que se interessou em participar?
Alessandra: A escola onde trabalho, a EMEB João Pereira Pinho, foi selecionada para receber a nova Biblioteca Comunitária. Então, os cursos foram oferecidos aos professores. Já fiz vários treinamentos sobre leitura e por gostar bastante do tema decidi participar. É sempre bom ouvir e aprender!
Ecofuturo: Como foi a experiência de participar do curso de Auxiliar de Biblioteca?
Alessandra: Foi incrível!! Aprendi muito e conheci detalhes técnicos que eu nem imaginava que existissem.
Ecofuturo: O que o curso agregou para suas atividades como professora?
Alessandra: Me ensinou a olhar para os livros com outros olhos. A classificá-los, bem como a consultar a ficha catalográfica, caso necessite de mais informações. Agora tenho critérios mais claros para oferecer aos meus alunos textos de qualidade e autores conceituados.
Ecofuturo: Qual a importância da leitura como um instrumento de inclusão e transformação social?
Alessandra: Pensando na minha comunidade escolar e no seu entorno, tenho certeza que a leitura contribuirá e muito para a transformação pessoal e social dos indivíduos. E a Biblioteca Comunitária será esse agente transformador, uma vez que a comunidade é carente, inclusive de cultura.
Bom dia,
Sou bibliotecária recém formada e busco por experiências na área de projetos sociais. Na busca por informações, encontrei o site vocês.
Lendo as informações sobre o projeto, e a empresa que articular as parcerias, gostaria de saber se existe possibilidade de trabalhar com vocês.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Atenciosamente,
Sandra
e-mail: sandragracinha@yahoo.com.br
Oi Sandra,
Obrigada por seu contato e interesse em trabalhar conosco! O Ecofuturo é um instituto criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose. Por favor, cadastre seu currículo diretamente no site da Suzano (www.suzano.com.br > Oportunidades > Clique aqui > Deixe o seu currículo conosco).
Boa sorte!
Um abraço,
Equipe Ecofuturo