01.04.2022

Parque das Neblinas é exemplo em Regeneração Natural Assistida

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, foi destaque em evento promovido pelo WRI Brasil (sigla para World Resources Institute) para o lançamento do estudo “O papel da regeneração natural assistida para acelerar a restauração de florestas e paisagens”. A pesquisa levantou e sistematizou 24 experiências práticas que adotaram esta técnica de restauração como parte da sua abordagem, sendo 15 delas no Brasil – e o Parque foi um dos cases selecionados.

A Regeneração Natural Assistida (RNA) é um meio termo entre a recuperação natural e o semeio de árvores e foi a técnica escolhida para o manejo da maior parte do território que hoje é conhecido como Parque das Neblinas. A área, que atualmente protege 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração, passou por diversas transformações: a vegetação primária do local foi desmatada nas décadas de 1940 e 1950 por uma indústria siderúrgica para produção de carvão – com o mesmo fim teve início a silvicultura de eucaliptos na década de 1960. Já nos anos de 1990, a Suzano decide transformar o território em uma reserva de uso sustentável e, com a gestão do Ecofuturo, mudou a história da área.

Uma das principais ações de RNA aplicadas no Parque começou em 2008, com a reintrodução da palmeira-juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada pela extração ilegal do palmito, por meio da dispersão de sementes. As sementes são originadas de frutos comprados na região do Parque, fomentando a cadeia local e estimulando a renda da comunidade.
O evento, em parceria com Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), Instituto Centro de Vida (ICV) e Suzano, buscou incentivar a adoção das práticas de utilização do RNA na Amazônia, em especial nos estados de Mato Grosso e Pará.

“Ficamos felizes em compartilhar nossa experiência sobre a restauração do Parque das Neblinas. O Parque é a materialidade dos bons resultados que a técnica de Regeneração Natural Assistida pode oferecer quando implantada com estudo e conhecimento”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Ecofuturo, que compartilhou a história do Parque no evento.

Acesse o estudo completo e confira o webinar Regeneração Natural Assistida: Como podemos ajudar a floresta a se recuperar.