26 set

Jacutinga: ave ameaçada de extinção

A Jacutinga (Aburria jacutinga) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica – ou seja, vive apenas nesse bioma. A ave mede, em média, 70 cm e seu peso ultrapassa 1 kg. No entanto, sua principal característica é a coloração: penas majoritariamente negras, com detalhes em branco nas pontas das asas e na cabeça, bico azulado e o papo avermelhado com tons de azul.

De acordo com a avaliação de risco realizada pela BirdLife International, a ave encontra-se Em Perigo (EN) e já desapareceu de muitos locais onde antes era avistada, como os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. Atualmente, é mais comum encontrá-la apenas em áreas de conservação da Mata Atlântica, em São Paulo, como o Parque das Neblinas, em Santa Catarina e no Paraná.

No Parque das Neblinas

Encontrar a Jacutinga em um passeio pela reserva não é tão comum – com alguma (ou muita!) sorte você consegue avistá-la. A ave costuma fazer ninho nos topos das árvores e sua alimentação é, em geral, composta por frutos e insetos, sendo o fruto da palmeira-juçara o seu preferido. Esse hábito alimentar, inclusive, faz da espécie uma importante semeadora de novas árvores, devido às sementes expelidas nas fezes.

No vídeo a seguir mostramos um flagra da Jacutinga no Parque das Neblinas:

Quer saber mais sobre a reserva e as atividades que o Ecofuturo desenvolve na área? Clique aqui!

Comentários

  1. Olá, sou o Paulo, 51 anos formando agora em Ciências Biológicas e procurando um trabalho como monitor ou mesmo voluntário. Possuo curso de Licença Ambiental e Perícia Ambiental. Disponível para trabalhos em outros municípios e Estados caso necessário. Sou solteiro tb e não tenho problemas de saúde. Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário