Inventário do que podia ser bem melhor e será – o melhor lugar do mundo
Livro coletivo que reúne as 62 redações vencedoras, selecionadas entre os 30 mil textos da 6º edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.
O Inventário sobre o que podia ser bem melhor e será o melhor lugar do mundo pode ser considerado um levantamento minucioso do que pensam e sentem 600 crianças, jovens e adultos de todo o país sobre como deve ser e o que podemos fazer para chegar ao melhor lugar do mundo. Foi interessante notar que muitos participantes consideram a sua casa, o seu quarto, a sua cidade e a sua escola como os melhores lugares do mundo.
Este livro foi pensado e organizado de forma a lembrar um dicionário. Foram escolhidas palavras de A a Z que se relacionam às redações e às “pérolas” de alguma maneira. “Pérolas” são frases especiais que brilham numa redação, mesmo que ela não tenha sido vencedora. Neste livro existem cerca de 600 pérolas selecionadas pelos jurados do Concurso. A idéia de fazer este quase-dicionário é despertar a curiosidade do leitor trazendo à tona certas palavras que não costumam fazer parte do nosso dia-a-dia, como tacitífluo, selenita ou pachouchada, por exemplo.
Mas não é por serem incomuns que essas palavras deixam de fazer parte da língua portuguesa. Apenas estão lá, esquecidas no dicionário por falta de uso, afinal, palavra que não é lida não é escrita e vice-versa. Ler e escrever são atividades que estão sempre juntas. Então brincamos com esse formato para resgatar o fiel amigo dicionário, fazendo-o mais presente em nossas vidas.
Para ler: versão em PDF
Ler é preciso, escrever é preciso, entender é preciso e recordar também é preciso.
Ficarei muito agradecida se me enviarem fotografias desse evento. Participei com muita dedicação e as memórias fazem querer levar o universo da leitura às crianças. Entretanto queria reviver os momentos em que estive com vocês.
Gratidão!
Olá, Cida, tudo bem? Infelizmente não temos os registros desse evento. Abraços.
Bom dia,
Fiz o download em PDF do livro e gostaria de saber como posso adquirir a versão impressa.
Grata,
Andréa Hosokawa
Olá, Andréa, tudo bem?
Infelizmente não tem como adquirir a versão impressa, por isso disponibilizamos o pdf para download gratuito.
Abraços