O Instituto Ecofuturo promoveu, nesta semana, duas ações de plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em escolas de Taiaçupeba, distrito no entorno do Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Ecofuturo, localizada nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.
A primeira foi realizada na última terça-feira (30/7), na creche CEIM Júlia Moraes de Siqueira, e contou com a participação de 120 alunos e 10 educadores. As crianças tiveram a oportunidade de estreitar o contato com a natureza e foram convidadas a refletir sobre a importância de desenvolver ações sustentáveis no cotidiano. Entre as mudas endêmicas plantadas estavam espécies como cambuci, palmeira-juçara e manacá.
“O cuidado com o meio pode começar na infância. Atitudes praticadas desde cedo contribuem para formação de um adulto mais consciente e a construção de um futuro melhor. Acreditamos que o contato mais próximo com a natureza promove o encantamento e fortalece o sentimento de respeito e de responsabilidade com a conservação”, afirma Cleia Araujo, analista de projetos no Instituto Ecofuturo.
As crianças também experimentaram o suco feito com frutos da palmeira-juçara, além de preparem mudas com sementes da planta para cultivarem em casa. O Ecofuturo doou um minhocário à creche para servir como biofertilizante e auxiliar no cuidado e manejo das mudas plantadas.
A mesma ação ocorreu no dia seguinte na Escola Municipal Rural Professora Eunice de Almeida, localizada no bairro São Sebastião, em Mogi das Cruzes. Cerca de 80 crianças e educadores plantaram sementes da palmeira-juçara e produziram mudas da espécie, que é importante para o equilíbrio da Mata Atlântica, mas está ameaçada de extinção pela extração ilegal do palmito.