24 maio
Ecofuturo recebe visita da ISEAL Alliance no Parque das Neblinas
Em parceria com a Suzano, recebemos, nesta semana, 30 membros da ISEAL Alliance no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida por nós. A ISEAL Alliance é uma associação internacional que reúne diversas organizações que atuam com sistemas de certificação voluntário e em prol de boas práticas de sustentabilidade para produtos e serviços.
O encontro fez parte do programa da Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade da ISEAL Alliance, realizada em São Paulo entre os dias 22 e 24 de maio. Durante a visita, os profissionais conheceram ações de restauração e conservação da Mata Atlântica realizadas no Parque das Neblinas e em outras áreas da Suzano, além de compartilhar experiências sobre manejo responsável e oportunidades em relação à certificação florestal voluntária.
A visita incluiu também trilhas pelo Parque para os participantes conhecerem melhor as atividades desenvolvidas na área e degustação de receitas preparadas com frutos nativos da Mata Atlântica, como cambuci e o fruto da palmeira-juçara.
Para Estevão Braga, gerente de Inteligência em Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, a visita do ISEAL Alliance é importante por dois motivos: “primeiro porque a ISEAL é formada pelos principais sistemas de certificação voluntária em todo o mundo, como o Fairtrade e UTZ, e, portanto, é uma oportunidade única de trocar experiências acerca do trabalho realizado por empresas e certificadoras de outros sistemas. E também porque é muito significativo que esse grupo de profissionais reconheça os esforços da Suzano e do Ecofuturo na gestão do Parque e na criação de novos modelos de manejo e restauração de áreas naturais”, comenta.
Antes da Suzano adquirir a área, boa parte da Mata Atlântica foi devastada para produção de carvão pela siderurgia, nas décadas de 40 e 50. Hoje, dos 6 mil hectares da nossa reserva, 5 mil estão em processo de restauração e mais de 1.200 espécies da biodiversidade já foram identificadas no Parque. “Sabemos que a restauração florestal é reconhecida como uma das principais ações relacionadas às políticas de combate às mudanças climáticas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, por isso a relevância de promovermos encontros como este, que proporcionam troca de conhecimento, além de potencializar iniciativas na área ambiental”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.
Passando aqui parabenizando o Instituto Ecofuturo e a Suzano Papéis e Celulose por proporcionar um encontrvom a Iseal Alliance internacional e voltado para a conservação da Floresta e sua sustentabilidade ligando a biodiversidade da Mata Atlântica q estarem processo de quase extincao enquanto bioma. Abra?os, Ângela de Franca SP.
Nós do Instituto Ecofuturo nos preocupamos muito com a conservação da natureza, a educação socioambiental e a democratização do acesso aos livros!Agradecemos a mensagem e o reconhecimento, Ângela! 🙂
Parabéns pela iniciativa, essas atitudes fazem a diferença para as atuais e futuras gerações/1
Agradecemos o reconhecimento, Marinesia! 🙂