Plano de Manejo é um documento técnico e um dos principais instrumentos de planejamento e gestão para reservas ambientais, orientando sobre ações necessárias para promover os objetivos de conservação e manejo florestal na área. O Parque das Neblinas, reserva da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo localizada em Mogi das Cruzes e Bertioga, completou 15 anos em 2019 e teve seu plano redesenhado de forma inovadora e colaborativa. O resumo do material já está disponível para acesso gratuito no site ecofuturo.org.br, além de um breve vídeo que explica o processo e sua importância.
A elaboração do Plano de Manejo do Parque das Neblinas teve início em 2016 e contou com a participação de mais de 30 especialistas multidisciplinares, entre a equipe própria do Instituto e parceiros de diferentes áreas de atuação, como biólogos, engenheiros florestais, comunicadores, entre outros.
Com linguagem simples, o objetivo é que ele seja um documento de fácil compreensão e que inspire outras áreas de conservação. Para isso, além do caderno que traz um resumo do Plano de Manejo propriamente, foram elaborados outros nove cadernos temáticos, um atlas com a coleção de diferentes mapas do Parque das Neblinas e um instrumento de gestão – agenda que registra o planejamento anual da reserva e possibilita o acompanhamento dos projetos e ações desenvolvidas.
A construção do material foi dividia em três fases: diagnóstico, monitoramento de indicadores de desempenho e o planejamento. A primeira etapa contemplou o levantamento de dados e informações já existentes sobre a reserva e trabalhou diferentes temas relacionados à operação do Parque. A segunda teve um caráter inovador, sendo considerada um aprimoramento da gestão e monitoramento de indicadores de desempenho, como os de impacto da visitação e de recursos hídricos, por exemplo. Na terceira e última fase, a de planejamento, foram determinados os objetivos e o zoneamento da área, além de serem estruturados os programas de operação e o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.
“O objetivo do Ecofuturo é que, com o novo Plano de Manejo, possamos inspirar outras reservas e que ele se torne um modelo a ser compartilhado, assim como todo aprendizado colhido ao logo do seu desenvolvimento. Gerir áreas de conservação é um desafio, mas ter um documento bem elaborado contribui para tornar a atividade mais ágil, eficiente e direcionada. Com projetos como este fortalecemos ações que apoiam o desenvolvimento local sustentável e a conservação ambiental”, explica Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.