No mês de aniversário do Parque das Neblinas, comemorado em 8 de outubro, o Ecofuturo, organização mantida pela Suzano e responsável pela gestão da reserva, inaugura um novo percurso para os visitantes: a Trilha das Botas. De curta distância, com 660m, e dificuldade leve, a proposta é um passeio diferente em meio à floresta, no qual o visitante encontra elementos que remetem à ocupação da área antes da abertura oficial do Parque, em 2004.
Ao longo das últimas duas décadas, o Ecofuturo promove ações voltadas à conservação da Mata Atlântica e utiliza o local como um grande “laboratório”, onde são testados modelos e estratégias de restauração. A área com 6 mil hectares, que hoje se encontra em diferentes estágios de regeneração e é protegida por iniciativas socioambientais, abrigou no período de 1950 a 1990 um núcleo habitacional com cerca de 200 residências, escolas rurais, centros de convivência, posto de saúde e campos de futebol. As famílias trabalhavam para indústria siderúrgica, que atuou no local, e posteriormente para Suzano, que utilizava a área para plantios de eucalipto destinados à produção de celulose.
Durante a caminhada pela Trilha das Botas, os visitantes encontram resquícios das antigas construções, alguns objetos pessoais – como uma bota, que deu o nome à nova trilha –, uma pequena capela e um antigo sistema de captação d’água de 1968. Também compõem o trajeto em meio à Mata Atlântica trechos de córregos e a réplica de um rancho de palmiteiros. Instalada pelo Ecofuturo, o objetivo é conscientizar sobre o problema da exploração ilegal da palmeira-juçara para comercialização do palmito. A espécie é chave para a conservação, mas está ameaçada de extinção.
A Trilha das Botas é conduzida por monitores locais, que conhecem o histórico da região e orientam os visitantes sobre o passado e curiosidades da reserva. “Além de desenvolver iniciativas para conservação ambiental, o Ecofuturo tem como premissa o envolvimento da comunidade e o relacionamento com o entorno em todas as ações realizadas. Essa troca de saberes e cooperação de diferentes atores são fundamentais para zelar por esse patrimônio biológico, hídrico e cultural. A nova trilha tem a proposta de resgatar a história de ocupação da área onde hoje existe o Parque das Neblinas e ao mesmo tempo promover a reflexão sobre a importância da conservação”, afirma Paulo Groke, Diretor de Sustentabilidade do Instituto.
A novidade complementa as atividades de visitação já oferecidas na reserva, como trilhas autoguiadas e monitoradas, cicloturismo, canoagem no rio Itatinga e camping. Desde que foi aberto ao público, o Parque das Neblinas já recebeu mais de 40 mil pessoas. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo tel. 11 4724-0555/0556 ou no email: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br