23 set

Ecofuturo e Editora FTD se uniram para criar grupo de trabalho com foco em leitura e biblioteca

Apenas 48,6% dos alunos alcançaram os níveis de alfabetização considerados esperados para o 3º ano do Ensino Fundamental na Prova ABC aplicada em 2011. Crianças e adolescentes estão lendo menos, como revela a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, realizada no mesmo ano. A leitura é uma atividade social que nasce da mediação de um adulto educador, pais e professores, com a criança, e, fato alarmante, a grande maioria das escolas brasileiras não tem biblioteca (cerca de 106 mil!).

 
Tal cenário, a noção de que a construção da cultura de leitura é um desafio e a certeza de que é necessário unir esforços para assegurar a efetividade da Lei 12.244/10[1]  uniram o Instituto Ecofuturo e a Editora FTD na realização do painel Fronteiras do Investimento Social no Incentivo à Leitura, que aconteceu em março de 2012 como parte das atividades paralelas do Congresso GIFE.
 
Esse foi o pontapé inicial que levou à criação de um grupo de trabalho para a promoção de debates e reflexões com o objetivo de identificar como as políticas de ampliação do acesso à leitura e biblioteca implementadas pelos setores público e privado podem se articular de forma coerente e integrada, garantindo maior cobertura da população e maior eficácia.
 
A primeira reunião, quando foi definida a efetiva criação do grupo de trabalho, aconteceu em 21 de agosto e contou com a presença de 12 organizações associadas do GIFE: Grupo Marista, Fundação Carlos Chagas, Instituto Alana, Editora FTD, Instituto BM&FBovespa, Instituto Paulo Montenegro, Itaú Social, Fundação Volkswagen, Instituto Ecofuturo, Instituto C&A, Fundação Tide Setubal e Instituto Ayrton Senna.
 
O encontro teve em sua programação a apresentação de uma linha do tempo com a evolução histórica das políticas públicas de leitura, livro e biblioteca e a palestra de Fernando Burgos, da Fundação Getúlio Vargas, sobre gestão pública local para a efetivação das políticas públicas de leitura.
 
A ideia é que a continuidade dos encontros do grupo de trabalho criado resulte na redação de uma avaliação sobre como as organizações participantes podem cooperar para viabilizar a efetividade da Lei 12.244/10.

[1] A Lei 12.244/10 determina que até 2020 todas as escolas do país, públicas e privadas, deverão ter biblioteca.

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