21 jan

Caminhe pela Mata Atlântica!

Caminhar pela floresta e se conectar com a natureza é uma ótima maneira de aproveitar as férias – ou os fins de semana – e fugir um pouco da cidade.

Preparamos uma seleção de trilhas no estado de São Paulo, com alternativas que vão de autoguiadas às acessíveis para pessoas com deficiência, e que proporcionam uma experiência de imersão na Mata Atlântica.

Trilha do Pai Zé – Parque Estadual do Jaraguá

Quer aproveitar o fim de semana sem pegar a estrada? O Parque Estadual do Jaraguá é o ponto mais alto da capital paulista, com 1.135m de altitude! A trilha do Pai Zé tem 3,6km e é a única que te leva até o Pico do Jaraguá, onde você pode ter vista de até 55km da cidade de São Paulo.

Além da visão panorâmica, a caminhada proporciona uma imersão nesse pedaço conservado de Mata Atlântica do ladinho da metrópole.

Distância: 3,6km (ida e volta)

Trilha do silêncio – Parque Estadual do Jaraguá

Se você prefere uma caminhada mais leve, a Trilha do Silêncio é uma boa opção. Apesar da proximidade com o agito da capital, o percurso é conhecido pela total ausência dos “barulhos da cidade”, mesmo estando ao lado de grandes rodovias.

Todo trajeto é plano e conta com corrimões e placas com informação em braile. Um contato com a natureza de forma acessível a crianças e pessoas com deficiência.

Distância: 700m (ida e volta)

Trilha da Brejaúva – Parque Estadual da Campina do Encantado

Localizada no município de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, o Parque Estadual da Campina do Encantado fica há pouco mais de duas horas de viagem da capital paulista. A trilha da Brejaúva é monitorada e seu formato circular a torna uma ótima opção para atividades com crianças e idosos.

Além disso, a biodiversidade da restinga é um atrativo a mais para o visitante.

Distância: 928m (ida e volta)

Trilhas autoguiadas – Parque das Neblinas*

O circuito autoguiado do Parque das Neblinas, localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar,  tem cinco opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

O percurso total passa por um banho no cristalino rio Itatinga, pontes suspensas que permitem uma visão panorâmica do trajeto e uma bela cachoeira. Além da possibilidade de avistar algumas das mais de 1.250 espécies da biodiversidade já identificadas no local.

Distância: de 720m a 4km (ida e volta)

*É preciso agendar com antecedência.

Trilha da Cachoeira – Parque Estadual de Campos do Jordão

Nesta trilha autoguiada você encontra uma vegetação bastante característica das regiões de grande altitude. A paisagem é composta pela Mata de Araucárias, Campos de Altitude e a chamada Floresta Nebulosa. O parque Estadual de Campos do Jordão ainda conta com um orquidário e com a Cachoeira do Galharada.

Distância: 4,5km (ida e volta)

Trilha Interpretativa dos Jequitibás –  Parque Estadual de Vassununga

O nome desta trilha faz referência a sua principal atração: o “Patriarca da Floresta”, maior e mais antigo Jequitibá-Rosa do estado, com cerca de 3.000 anos.  Além do exemplar milenar, de 40m de altura e 11m de circunferência, o Parque é conhecido por ter uma grande concentração de espécies de Jequitibás.

Duração do percurso: 2,4km (ida e volta)

Trilha da Cachoeira do Gato – Parque Estadual de Ilhabela

Quer mais aventura? A Trilha da Cachoeira do Gato tem 4km de extensão por dentro da Mata Atlântica e sua dificuldade é considerada moderada. O esforço, no entendo, é bem recompensado: o caminho te leva à cachoeira de 80m de queda que dá nome ao percurso e é a principal atração.

Duração do percurso: 4km (ida e volta)

 

É importante lembrar que alguns parques exigem agendamento prévio, além de funcionarem em horários específicos. Antes de pegar a estrada e entrar na mata, se informe sobre cada atividade.

Conhece alguma outra trilha bacana para indicar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários

  1. Olá…gostaria de informações sobre as trilhas, datas e horários.. quero participar alguma data qualquer…
    Grata!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário