O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como mantenedora, anuncia os vencedores da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, iniciativa que visa reconhecer o trabalho de promoção de leitura literária realizado, em 2015, nas 107 bibliotecas comunitárias da Rede Ler É Preciso, implantadas pelo Instituto em parceria com a iniciativa privada, poder público e comunidade.
Um dos destaques desta edição foi a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Nelson Mandela, que está localizada na Penitenciária II de Bauru, em São Paulo, e que com o projeto “Um conto como eu conto” recebeu a Menção Honrosa. O objetivo das atividades foi utilizar o conto como gênero literário para contemplar as possibilidades de leitura dos detentos que frequentam a escola dentro da penitenciária. A leitura foi incluída no plano pedagógico das aulas, possibilitando aos alunos discutirem textos em grupo e conhecerem as características de cada autor. Ao final do projeto, eles reescreveram contos a partir de suas perspectivas. Por meio da promoção de leitura, os professores também disseminaram a literatura como fonte de conhecimento e reflexão.
Carlos Augusto Martins Francisco, agente penitenciário e coordenador pedagógico responsável pelo projeto, conta que com as atividades de leitura a ideia era possibilitar que o leitor fizesse uma reflexão sobre a própria vida. “A leitura estimula e aguça o potencial criativo das pessoas, viabiliza emoções, fantasia e imaginação. É uma oportunidade para alargar horizontes pessoas e culturas e estamos muito felizes que nosso trabalho proporcione isso”, explica.
Os projetos vencedores foram selecionados por um júri formado pela equipe do Ecofuturo e especialistas nas áreas de educação, leitura e biblioteconomia que, entre outros critérios, analisaram o planejamento de atividades de promoção de leitura e sua execução ao longo de todo o ano, acervo selecionado, articulação, divulgação e atendimento a diversos públicos.
Por ser reconhecida como Menção Honrosa, a biblioteca de Bauru, assim como as três primeiras colocadas, ganhará 50 livros de literatura para complementar o acervo da unidade. Todas as Bibliotecas Comunitárias participantes recebem certificados com suas respectivas classificações.
O Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas foi criado pelo Instituto Ecofuturo em 2009. A próxima edição acontece em 2017 e as inscrições são restritas à Rede Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. Além dessa iniciativa, o Instituto é responsável por outras ações importantes na área, como a instituição de 12 de outubro como Dia Nacional da Leitura e a campanha Eu Quero Minha Biblioteca.