05 nov

Conheça a segunda menor orquídea do Brasil

Você sabia que durante um passeio no Parque das Neblinas você pode encontrar a segunda menor orquídea do Brasil? A Barbosella Miersii é conhecida popularmente como micro-orquídea, por conta de seu comprimento que não ultrapassa os 2 milímetros, além disso o tamanho de sua flor corresponde à cabeça de um alfinete – ela é uma das 90 espécies de orquídea identificadas na reserva.

A Barbosella mierssi é típica da Mata Atlântica e ocorre na região sudeste do Brasil, mas também já foi encontrada nos estados de Santa Catarina e Paraná, na região sul. A família das Orchidaceae possui cerca de 25 mil espécies, sendo a maior do reino vegetal.

Sinônimo de delicadeza e donas de uma beleza ímpar, as orquídeas são comumente tratadas como obras de arte naturais, colecionando admiradores. Inclusive, há um nome para quem cultiva a planta: orquidófilo. Essa rede de fãs é responsável pelas diversas exposições e feiras que acontecem por todo o Brasil, dedicadas ao cultivo e à preservação da espécie.

Visite o Parque das Neblinas e admire pessoalmente essa planta com uma beleza tão singular.

Comentários

  1. Ela e muito linda.
    As micro orquídeas são atraentes e chama a atenção com seu formato unico e suas coee lindas. Parabéns pela material

    1. Olá, José! As micro orquídeas apresentam uma beleza diferenciada, e todas elas são encantadoras, não é? Assim como você, também somos apaixonados por essas pequenas grandes artes naturais. Agradecemos a sua mensagem e ficamos felizes com o seu olhar carinhoso. Um abraço.

  2. Parabéns,gostei muito desse blog,amo a natureza e achei essa micro orquidea linda.As orquidea são todas lindad!!!!

    1. Agradecemos o reconhecimento e ficamos contentes com o seu comentário, Lucrecia. Assim como você também amamos a natureza, e umas das pequenas beleza que ela nos proporciona são as orquídeas. Obrigado por estar sempre nos acompanhando. Abraços.

    1. Olá, Silvana. Infelizmente não conseguimos responder a essa dúvida, pois não há biólogos na equipe do Ecofuturo, todas as informações técnicas que compartilhamos são frutos de pesquisas de parceiros 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário