O Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, inauguram, nesta quinta-feira (31), a Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Ladainha (MG), implantada na Escola Municipal Sebastião Pereira Campos, na comunidade de Brejaúba, zona rural do município. A iniciativa integra o Nascentes do Mucuri, projeto desenvolvido pela Suzano com o apoio de diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, educação ambiental e o desenvolvimento regional.
A cerimônia de inauguração acontece a partir das 9h na própria escola e é aberta à participação de todos. O homenageado, escolhido pela comunidade para dar nome à unidade, é Israel Reis, lavrador que se tornou um dos maiores cantores e compositores da região, falecido em 2018.
Atendendo a cerca de 330 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II, a escola que recebeu a biblioteca é uma das maiores da zona rural de Ladainha e é o único espaço cultural na comunidade. A biblioteca está localizada em um ponto estratégico da instituição, próximo ao portão de entrada, por onde a comunidade também terá acesso.
“Ao incentivarmos a implantação de mais esta biblioteca, a Suzano fortalece o propósito do programa Nascentes do Mucuri na região, contribuindo para promover o desenvolvimento da educação local por meio da facilitação do acesso aos livros e ao conhecimento”, diz Yugo Matsuda, Gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano e líder do Nascentes do Mucuri.
Como contrapartida para receber a nova biblioteca, a Prefeitura se responsabilizou pela reforma do espaço, manutenção do local após a inauguração, reposição periódica do acervo e pela contratação de dois funcionários, que passaram por formações em promoção de leitura e gestão de biblioteca, e por uma oficina de educação ambiental, oferecidas gratuitamente pelo Ecofuturo a educadores e comunidade durante a implantação.
A escola, que já possuía uma pequena quantidade de livros à disposição dos alunos, recebeu um acervo com 1.000 novos títulos de literatura, sendo 70% selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto, e 30% escolhidos de acordo com a demanda da comunidade. O Instituto também doou novos mobiliários para o espaço, dois computadores, impressora, televisão e aparelho blu-ray.
“Acreditamos que cada nova Biblioteca Comunitária Ecofuturo inaugurada é mais um passo importante para a formação de leitores de mundo. A educação e a leitura de qualidade abrem as portas para o conhecimento e para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos, conscientes de seus direitos e responsabilidades. O novo espaço cultural pode contribuir para transformar a realidade local e construir um futuro melhor em Ladainha”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.
“Encontramos no acesso à leitura a receita para que a comunidade de Brejaúba dê passos mais longos e firmes em direção ao progresso que todos nós almejamos”, conclui Walid Nedir Oliveira, prefeito de Ladainha.
Histórico
A comunidade esteve envolvida durante todo o processo de implantação da unidade, que teve início em abril de 2019. Outra biblioteca está sendo implantada pelo Ecofuturo e pela Suzano em Poté, também como iniciativa do Nascentes do Mucuri, e deve ser inaugurada em dezembro.
Realizado há 20 anos, o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo tem como objetivo a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e o incentivo à leitura. A iniciativa também contribui com a lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020. Com a nova biblioteca de Ladainha, são 115 unidades da rede em 12 Estados, com média de 660 mil atendimentos por ano e mais de 4 mil pessoas formadas nos cursos oferecidos.