12 nov

Birdwatching no Parque das Neblinas

Observar aves em seu habitat é uma paixão que ganha cada vez mais adeptos no País. A prática – que respeita os hábitos e não interfere no ambiente natural dos animais – é chamada de birdwatching, tem baixíssimo impacto ambiental e ainda pode contribuir com a ciência e a conservação.

Para promover a atividade e compartilhar conhecimento com os observadores de aves, o Ecofuturo realizou no último fim de semana, junto com o Sesc Bertioga, um encontro de birdwatchers no Parque das Neblinas. O evento reuniu cerca de 20 participantes para um dia de observação e fotografia em campo, além de uma aula teórica de retrato. Na reserva – onde já foram identificadas 244 espécies de aves, sendo 25 endêmicas da Mata Atlântica – eles puderam apreciar toda essa biodiversidade e utilizar a estrutura do local, propícia para o hobby.

O encontro contou também com o pintor naturalista Tomas Sigrist, autor de obras ilustradas como “Aves do Brasil Oriental – Guia de Bolso” e “Iconografia das Aves do Brasil – Mata Atlântica. Tomas ensinou técnicas de desenho para que os participantes pudessem retratar as espécies reconhecidas durante a prática. “Observar, anotar informações e fazer esboços de animais são formas de terapia, mas também podem se tornar pesquisas científicas. Desde que bem coletados, esses dados podem auxiliar biólogos e pesquisadores. Ao longo dos anos, essa prática colaborou para a identificação de espécies raras e para o redescobrimento de aves desaparecidas”, afirmou o artista.

Você também é um birdwatcher ou se interessou pela atividade? Então venha conhecer o Parque das Neblinas! Para mais informações e agendamentos de visitas, entre em contato com a gente pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br

Comentários

  1. Nossa que legal, amo fotografar a natureza, sua diversidade é riquíssima. Parabéns por essa iniciativa, não sabia que se chama birdwatching essa prática de fotografar , gostaria de aprender mais, vcs poderiam abrir para pessoas que se interessam, eu gostaria de participar.

  2. Gostaria muito de participar de um evento como esse. Tenho esse maravilhoso hobby faz pouco tempo, mas já sou addict da observação de aves!! Grata!

  3. Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos no Parque das Neblinas, uma área de muitas atividades e biodiversidade fantástica.

    1. Olá, Luiz! Que bacana que gostou, por aqui ficamos muito felizes com a sua mensagem. Agradecemos o reconhecimento, um abraço.

  4. Bom dia
    Tenho muita vontade de participar de um evento assim. Vou enviar um email pra saber mais detalhes.
    Vi a divulgação no facebook e achei muito legal e certamente vou fazer ume experiência dessas
    Obrigado

    1. Olá, Carlos. Agradecemos o se interesse e ficamos felizes que tenha gostado da nossa publicação. Em breve o setor responsável te passará um retorno via e-mail com as informações solicitadas. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário